Vila das Artes

Prefeitura Municipal de Fortaleza
Escola Pública de Dança - Vila das Artes
Rua 24 de Maio,1221 - Centro
Fortaleza - CE - CEP 60.020-031
Informações: + 55 85 3105.1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com

A Vila das Artes é um órgão da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. Caracteriza-se como um lugar de formação, produção, difusão e reflexão em torno das diversas linguagens artísticas, que aposta na recriação e reinvenção de uma cidade ativa em movimento, produtora de sentidos e de novos significados.

Nesse contexto, a Escola de Pública de Dança se constitui como um dos eixos estruturantes da Vila das Artes. Atuando através de programas diversos, concebidos como vias de formação e aperfeiçoamento na área de dança em diferentes linhas de ação, destinadas a atingir perfis distintos de público. Com a programação inteiramente gratuita, as atividades são voltadas para estudantes, pesquisadores e profissionais já atuantes na área, bem como para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Assim, atendendo a diferentes tipos de demanda, a Escola democratiza processos formativos de qualidade, tornando-os disponíveis a públicos que normalmente não teriam acesso aos mesmos.

O Curso de Formação Básica em Dança deu início às suas atividades em março de 2011, na Vila das Artes. Atualmente, oferece uma formação continuada e gratuita a 240 alunos, 70% dos quais provenientes das escolas públicas do município. Trata-se de uma ação que visa instituir um espaço público em Fortaleza que possibilite o acesso democrático ao processo inicial de inserção e qualificação no universo da dança cênica. Entende-se aqui a “formação básica em dança” como um processo formativo compreendendo conteúdos relativos às bases técnicas, artísticas e teóricas da dança cênica, que se inicia a partir dos oito anos de idade. Nesse período, o aluno poderá vir a desenvolver as competências que permitirão, caso assim deseje, o prosseguimento de seus estudos em dança rumo a uma profissionalização na área. O itinerário formativo profissionalizante poderá assim, futuramente, vir a ser complementado com um curso técnico em dança (nível médio) e, posteriormente, com o bacharelado ou licenciatura em dança (nível superior), ambos já existentes em Fortaleza.

Com a convicção de que a arte tem um papel fundamental na formação do ser humano, de que a dança é um meio privilegiado de acesso a uma dimensão frequentemente excluída da educação formal – a vivência do próprio corpo – e de que o acesso à formação em dança não deve ser privilégio de uma elite, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Escola Pública de Dança da Vila das Artes se propõe a mudar esse quadro.

Considerando o cenário acima descrito, pode-se intuir que atividades que forneçam ferramentas aos alunos, famílias e educadores para pensar e trabalhar sobre as relações entre dança, corpo, ensino e educação em nosso contexto adquirem relevância, propomos a realização dessa aproximação entre o Curso de Formação Básica em Dança e os Cursos de Graduação em Dança da UFC valorizando as formações em dança na cidade e, consequentemente, uma Fortaleza com mais oportunidade para nossas crianças e artistas.